COMO SEU CÉREBRO USA OS ATALHOS MENTAIS PARA PENSAR?
VOCÊ SABE COMO SEU CÉREBRO USA OS ATALHOS MENTAIS PARA PENSAR?
HEURÍSTICAS ATALHOS MENTAIS DO PENSAMENTO
Você sabe como seu cérebro usa os atalhos mentais para pensar, essa é a interessante jornada de tomar diariamente dezenas de decisões cruciais em suas vidas; sem que isso nos cause mais problemas e sofrimentos.
Não só como também é fato inegável que temos dezenas de resoluções de dilemas cotidianos em nosso dia a dia vivendo dentro de uma sociedade complexa.
Homo sapiens decisões multiplicadas e ondas maciças de problemas para resolver, mas como o cérebro humano resolve tudo isso sem você entrar em colapso nervoso? A resposta é que não resolvemos todos os problemas imediatamente, a medida que o enfrentamos usamos atalhos mentais chamados heurísticas;
Mas você sabe realmente sabe o que é Heurísticas?
Na psicologia, uma heurística é uma regra em que o inconsciente reformula um problema e o transforma em um mais simples, que pode ser resolvido facilmente, quase que automaticamente, ou seja, é uma espécie de truque que a mente usa para facilitar as tomadas de decisões.
É comum o uso da Heurística em todos os seres humanos?
Segundo algumas análises parece que é muito comum para nosso cérebro esse tipo de comportamento.
Assim sendo ele decide não gastar todo o esforço que se precisa, certamente há ali um traço de heurísticas, e assim fica evidenciado um processo de economia de energia do próprio cérebro humano como se este estivesse resguardando sua energia para a sua sobrevivência.
Como eu posso usar os atalhos mentais?
Acima de tudo uma das maneiras que se podem usar atalhos mentais é ao lidar com uma realidade onde nos faltam dados. O estado de Heurística ainda possui muitas questões a ser respondidas e muito a ser estudado.
Como resultado a diversidade de situações em que pode ser aplicado um atalho mental é praticamente infinita, e as consequências de seguir ou não uma heurística também parecem ser importantes.
Concluindo o comportamento da heurística no cérebro.
Desta forma compreender melhor o nosso cérebro é importante.
E portanto saber que foi projetado como um labirinto onde a nossa mente consciente geralmente fica perdida em mil operações detalhadas. Com toda a certeza nosso inconsciente aprendeu a descobrir e explorar muitas das passagens secretas que permanecem um mistério para nós.
Fonte de Pesquisa: Livro NEUROVENDAS – A jornada de decisão do consumidor.