Você consegue diferenciar trabalho remoto ou home office ?
Muitas pessoas confundem trabalho remoto ou home office em uma breve análise você percebe qual a diferença entre os dois? Em tempos difíceis como o que estamos passando em função da quarentena imposta para a contenção do coronavírus COVID-19, diante disso agora mais do que nunca o mundo todo tenta manter o trabalho de forma remota ou em casa.
Assim sendo vamos tentar discernir melhor a diferença básica entre eles, pois existe muita similaridade entre os dois mas lembre-se não são sinônimos:
As duas modalidades de trabalho costumam ser confundidas, mas no entanto, enquanto o home office significa o fato de um colaborador realizar o serviço em casa, o trabalho remoto se refere ao uso de ferramentas tecnológicas (como telefone, Skype, e-mails, softwares e aplicativos) para se trabalhar à distância.
Dessa forma, a diferença fundamental entre home office e trabalho remoto é que o primeiro se refere à permanência do profissional na sede ou seja na residência e trabalho remoto representa uma forma que permita uma interação com uso de tecnologias remotas entre os colaboradores e a empresa. Portanto uma modalidade serve de apoio e complemento a outra.
Mas também existem vantagens e desvantagens ao aplicar o trabalho remoto e o home office, será que sua empresa está preparada para isso?
Algumas vantagens:
Evita o deslocamento do colaborador até a empresa que reduz o stress e tempo perdido no transito;
Diminui o custo da empresa com transporte;
Reduz o perigo de contágio em tempo de quarentena;
Algumas Desvantagens:
Falta de organização e saber separar o tempo de trabalho ;
Espaço de trabalho mal planejado, espaço físico e tecnologia obsoleta;
Dificuldade com o isolamento e produtividade
Como exemplo de Home Oficce atividade realizada em casa poderia ser a mesma feita no escritório; o que se diferencia do trabalhador externo, que atende demandas fora da empresa.
Então trabalhar essa modalidade implica em ficar em casa e resolver suas tarefas ???
Trabalho home office implica em ficar em casa e resolver suas tarefas, usando também a tecnologia remota a mesma no trabalho remoto, porém sem a necessidade de realizar tarefas externas como prestação de serviços físicos ” in loco”, como manutenção elétrica, hidráulica, etc…
Mas também cabe ao empregador ficar atento para fazer cumprir as regras trabalhistas para essa modalidade de serviço.
Para concluir o assunto a maioria das empresas ou colaboradores não estão de fato preparados para essas modalidades de trabalho, mais especifico o que se ouve é estou trabalhando em modelo home office, mas na verdade é por questões de necessidades financeiras em função da crise financeira e da saúde que atravessamos, assim sendo muitos migraram seus escritório para a residência mesmo sem estar preparado.